Primeiro autotransplante de pulmão do país é realizado em São Paulo
Paciente tinha metástase de câncer no órgão, que foi tratado fora do corpo e implantado novamente
SBT Brasil
O primeiro autotransplante de pulmão do Brasil foi realizada no Hospital São Luiz, na zona sul de São Paulo. O procedimento inédito aconteceu em abril.
O paciente, um homem de 39 anos, que não quis ter a identidade revelada, tratava de um câncer na perna, havia 6 anos. A doença progrediu para metástase e atingiu o pulmão.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Não foi a primeira vez, já tinha sido outras vezes que o paciente tinha sido submetido a tratamentos. Foram duas cirurgias", afirma o médico Marcos Samano.
Os médicos retiraram o pulmão direito do paciente. Do lado de fora do corpo, o tumor foi removido. Em seguida, o órgão foi novamente implantado. O procedimento durou 10 horas.
"A gente remove o pulmão, e coloca ele em uma bancada. Nessa mesa, ele é resfriado, que é um dos procedimentos feitos para que haja uma preservação dos tecidos das células por mais tempo", explica o médico.
Depois da cirurgia, o paciente foi encaminhado para a UTI e, em menos de 24 horas, já respirava sem a ajuda de aparelhos. Doze dias depois, recebeu alta. Uma das vantagens dessa técnica é que não há risco de rejeição, já que o órgão é do próprio paciente.
"Ele voltou rapidamente às atividades normais. Hoje, ele trabalha normal, faz atividade normal. Ele é um triatleta, então, ele pedala, ele corre, ele nada...", observa o médico.
Aos 68 anos, Seu Oswaldo também ganhou vida nova. Ele dez o autotransplante de pulmão com o mesmo médico, pela rede pública, em 2020. No caso dele, o câncer estava na fase inicial.
O porteiro passou um mês na UTI. Agora, está totalmente recuperado. Ele faz acompanhamento de três em três meses, e conta da melhora em sua qualidade de vida: "hoje, eu estou bem demais. Estou sadio, estou gordo, estou alegre, satisfeito... estou no mundo mesmo, graças a Deus".