Governo do DF vai adotar ponto facultativo em jogos da Seleção na Copa feminina
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, medida tem o objetivo de aumentar a visibilidade da equipe
O governo do Distrito Federal (GDF) vai adotar ponto facultativo para servidores em dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo feminina de futebol. É a primeira vez que o GDF decide fazer isso. O anúncio ocorreu neste sábado (15.jul), e a decisão será publicada no Diário Oficial do DF (DODF) nos próximos dias.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Como mulher e como incentivadora e praticante de esportes, fico muito feliz com esse passo importante que damos agora. Vamos torcer, sim, pelas nossas jogadoras e fortalecer essa corrente", afirmou a governadora em exercício, Celina Leão (PP).
Segundo o secretário interino de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, a decisão de adotar ponto facultativo em dias de jogos da Seleção feminina tem o objetivo de aumentar a visibilidade da equipe.
"O futebol feminino deve ser tão prestigiado quanto o masculino. A possibilidade do ponto facultativo em dias de jogos da seleção brasileira feminina demonstra mais um avanço no que diz sentido à valorização e fortalecimento da modalidade".
Nas palavras da secretária da Mulher, Giselle Ferreira, "o ponto facultativo reafirma o valor e o respeito pela participação das mulheres no esporte, especialmente no futebol, que historicamente enfrenta desafios relacionados à falta de investimento, menor visibilidade na mídia e disparidade salarial em comparação com o futebol masculino".
Ainda de acordo com ela, "essa iniciativa não apenas contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva, diversa e igualitária, mas também ajuda a promover a visibilidade e o prestígio das atletas femininas, que tanto precisam".
A Copa do Mundo feminina de 2023 tem como sedes a Austrália e a Nova Zelândia. A abertura ocorrerá na próxima 5ª feira (20.jul). Pela primeira vez, 32 seleções participarão da Copa.
O Brasil vai disputar três jogos na primeira fase. Dentre eles, somente o contra a França ocorrerá no fim de semana (29 de julho). O primeiro está marcado para as 8h de 2ª feira (24.jul); a Seleção enfrentará o Panamá.
Governo Federal
O governo Lula (PT) adotará ponto facultativo para servidores públicos federais nos dias de jogos da seleção brasileira feminina de futebol durante a Copa. Uma portaria será publicada pelo Ministério da Gestão e Inovação.