Publicidade
Brasil

Criança é morta e outros 5 ficam feridos em ataque a tiros em Terra Yanomami

Governo Federal repudiou violência e enviou equipes de resgate ao local

Imagem da noticia Criança é morta e outros 5 ficam feridos em ataque a tiros em Terra Yanomami
Terra Yanomami
• Atualizado em
Publicidade

Uma aldeia Yanomami em Roraima foi palco de um ataque a tiros que resultou na morte de uma criança e deixou outras cinco pessoas indígenas feridas, na 2ª feira (3.jul). O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) enviou equipes para a aldeia, juntamente com policiais federais, militares e agentes da Força Nacional de Segurança, para proteger o local, investigar o incidente e prestar assistência às vítimas.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Os feridos foram atendidos por equipes de resgate e posteriormente transferidos para Surucucu e Boa Vista em aeronaves da Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), equipadas com respiradores e outros equipamentos essenciais para emergências médicas.

Em comunicado oficial, o MPI expressou sua consternação com o ocorrido e reforçou seu compromisso em trabalhar em conjunto com os governos estadual e federal para combater a presença de garimpeiros em terras indígenas. Segundo o ministério, essa atividade não apenas causa danos ao meio ambiente, mas também ataca diretamente o modo de vida e a organização social dos povos indígenas.

Diversos ministérios e órgãos governamentais, como os Ministérios da Saúde, dos Povos Indígenas, do Meio Ambiente, da Defesa, da Justiça e Segurança Pública, além do Ibama e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, estão atuando em conjunto para identificar e responsabilizar os envolvidos no crime, que estão foragidos. 

Vale ressaltar que a região já se encontra em situação de emergência desde a publicação do Decreto n° 11405, de janeiro de 2023, que estabeleceu medidas para combater o garimpo ilegal no território Yanomami.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade