Publicidade
Brasil

Antonio Junião, da Ponte, destaca o uso da tecnologia no jornalismo investigativo

Ele mediou a palestra da jornalista de dados Ilica Mahajan, do The Marshall Project, no 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Imagem da noticia Antonio Junião, da Ponte, destaca o uso da tecnologia no jornalismo investigativo
Antonio Junião, da Ponte Jornalismo
• Atualizado em
Publicidade

No 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), um dos destaques é a palestra "Jornalismo investigativo sobre direitos humanos: oportunidades, riscos e novas tecnologias", de Ilica Mahajan, jornalista de dados do The Marshall Project. A sessão contará com a mediação de Antonio Junião, da Ponte Jornalismo, e Ana Aranha, editora da Repórter Brasil. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Abraji promove o 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

O The Marshall Project é uma organização jornalística sem fins lucrativos conhecida por seu trabalho focado em assuntos relacionados à justiça criminal nos Estados Unidos. Em 2022, o projeto "Testify", liderado por Mahajan, revelou dados alarmantes sobre padrões racistas presentes nas condenações de tribunais do estado de Ohio. A análise de dezenas de milhares de arquivos mostrou que 75% dos condenados na região eram pretos e pardos.

Ao SBT News, Junião comentou sobre sua participação como mediador da palestra: "Estou lá porque a Ponte Jornalismo também trabalha com segurança pública, e a gente tem trabalhos muito parecidos com o The Marshall Project, que é trabalhar com direitos humanos, justiça, segurança pública, a questão do encarceramento em massa e como ele é feito baseado nas questões ligadas a racismo e gênero".

+ Pedro Borges fala sobre empreendedorismo e diversidade no jornalismo
+ Talita Bedinelli defende papel do jornalismo na defesa de pautas socioambientais

A Ponte Jornalismo também é uma organização sem fins lucrativos dedicada a ampliar o debate sobre os direitos humanos através do jornalismo, buscando dar voz às comunidades marginalizadas e combater as opressões sociais.

A palestra explora a intersecção entre jornalismo investigativo e tecnologia, abordando o papel dos dados no combate às violações de direitos humanos. O diretor de Projetos e Sustentabilidade da mídia independente ressalta a importância dessa abordagem, que também é usada pela Ponte.

"O jornalismo junto com a ciência produz informação mais confiável. Então é um diálogo necessário. A gente entendeu que, para falar de problemas estruturais, a gente precisa entender quem está discutindo os problemas de forma estruturante, quem está indo a fundo nos problemas, porque só assim a gente consegue estabelecer um diálogo e informar de uma maneira que seja propositiva", afirma Junião

Veja a entrevista completa:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, a fim de personalizar as publicidades e recomendar conteúdos de seu interesse, seguindo a nossa Política de Privacidade