Criança de 5 anos morre de meningite meningocócica em SP
Número de mortes pela doença mais do que dobrou de 2021 para 2022 no estado, segundo Secretaria de Saúde
SBT News
Uma criança de 5 anos morreu de meningite, na última 5ª feira (22.jun), no Hospital Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo. A morte foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde neste sábado (24.jun).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em nota, a Secretaria informou que a paciente, com as iniciais L.F.S., deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Cidade Tiradentes na última 5ª, por volta das 19h, com quadro suspeito de meningite meningocócica, recebeu medicação e, posteriormente, foi transferida para o Hospital Municipal (HM) Carmen Prudente - Cidade Tiradentes, onde recebeu a assistência necessária, mas não resistiu à doença e faleceu.
A SMS relatou que a equipe médica da UPA e do HM Cidade Tiradentes seguiram todos os protocolos recomendados, utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs) durante o atendimento. Além disso, os leitos de emergência da unidade hospitalar são separados por cortinas, desta forma, os outros pacientes não foram expostos ao risco de contaminação e não necessitaram da aplicação de profilaxia.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o número de mortes de meningite mais do que dobrou de 2021 para 2022 em São Paulo. Foram 448 mortes no ano passado, enquanto em 2021 morreram 209 pessoas no estado.
*Estágio sob supervisão de Wagner Lauria Jr.