Governo Federal inaugura salas multissensoriais em dois aeroportos
Espaços foram projetados para viabilizar inclusão de pessoas neurodivergentes, como autistas
A partir desta 2ª feira (19.jun), os aeroportos Santos Dummont, no Rio de Janeiro, e Congonhas, em São Paulo, terão salas dedicadas especificamente às pessoas neurodivergentes - isto é, que possuem desenvolvimento ou funcionamento neurológico diferente do padrão esperado pela sociedade em geral.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, e a Infraero, vai inaugurar os espaços na data seguinte ao Dia Mundial do Orgulho Autista. E o objetivo é melhorar a experiência e a inclusão de neurodivergentes, como os autistas, em aeroportos, equipando essas salas com atividades, forros com revestimento acústico, mobílias confortáveis, iluminação especial e até mesmo sons que podem ser controlados pelos passageiros.
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, diz que a iniciativa encontra diretamente uma das bandeiras do Governo Federal: tornar a aviação mais acessível.
"Queremos que todos os passageiros, sem exceção, possam se sentir bem atendidos e seguros".
Em Congonhas, o espaço fica localizado próximo ao portão 4 e, no Santos Dummont, a sala fica no terminal de embarque, perto do raio-X. Para utilizá-las, os interessados devem procurar o balcão da companhia aérea para serem orientados até o local.
*Estagiária sob supervisão de Guilherme Resck
Veja também: