Número de passageiros de ônibus cai 30% em São Paulo, diz estudo
A queda foi registrada nos últimos dez anos e acentuada na pandemia
Um estudo realizado pela USP (Universidade de São Paulo) mostra que, entre 2013 e 2022, o número de passageiros de ônibus municipais caiu 30% na capital paulista. Os dados foram compilados pelo pesquisador Daniel Santini, baseados em informações da prefeitura de São Paulo
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em 2013, o sistema transportou 2,9 bilhões de passageiros, número que caiu para 2,04 bilhões em 2022.
"Caiu 1 bilhão de viagens, eram 3 bilhões por ano, em 2013; em 2012, são 2 bilhões. Nosso sistema encolheu em um terço. Se a gente passar por mais 20 anos assim, ele desaparece", afirma Santini, especialista em políticas públicas de tarifa zero, que de acordo com o pesquisador, seria uma alternativa para lidar com o problema.
Santini cita a pressão das ruas de junho de 2013 como "importantíssimos para consolidar a ideia de mobilidade como direito".
No último mês de maio, a deputada federal, Luiza Erundina (PSOL/SP), apresentou a PEC da Tarifa Zero, que regulamenta o direito ao transporte e tem o objetivo de garantir a gratuidade no sistema público de transporte, viabilizado por meio da Contribuição pelo Uso do Sistema Viários (ConUSV). Com a aprovação da PEC, qualquer nova taxa municipal precisa ser autorizada pelo Congresso Nacional.
Mesmo com a queda dos usuários do transporte público por ônibus em São Paulo, o estudo destaca que 72 municípios no país já adotam a tarifa zero plena no transporte público. Em 2013, eram 17 municípios.
Leia também:
+ Com embate, marco temporal entra na fila das pautas ambientais do Senado
+ Nove dos senadores campeões de emendas votaram a favor da MP dos ministérios
+ Roberto Jefferson é transferido para hospital, após queda na cela