"Difícil não poder", diz Lula sobre exploração de petróleo na Foz do Amazonas
Presidente disse que irá avaliar a questão quando chegar no Brasil. Ibama negou licença
SBT News
O presidente Lula (PT) afirmou, na noite deste domingo (21.mai), que pretende avaliar a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, no Amapá, quando voltar ao Brasil.
"Se extrair petróleo da Foz do Amazonas, que é a 530 quilômetros do Amazonas, é em alto mar, se oferece problema para o Amazonas, certamente não será explorado. Mas eu acho difícil porque é a 530 quilômetros da Amazônia. Eu vou conversar para saber", disse Lula.
A declaração foi dada após coletiva de imprensa concedida pelo presidente brasileiro, em Hiroshima, no Japão, onde ocorreu reunião da cúpula do G7, grupo que reúne as maiores economias mundiais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na última 5ª feira (18.mai), o Ibama negou licença para a Petrobras perfurar um poço na região. O parecer técnico do instituto afirmou que a empresa não apresentou garantias para a fauna local.
A negativa gerou tensão política entre integrantes do alto escalão do governo. Crítica ao projeto, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, declarou que a iniciativa é "altamente impactante". O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defende o empreendimento.