Três yanomamis são baleados por garimpeiros, diz liderança indígena
Jovens foram resgatados em estado grave e aguardam transferência para hospital de Boa Vista (RR)
Emanuelle Menezes
O presidente do Condisi/YY, Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Yek'wana, Júnior Hekurari Yanomami, denunciou em suas redes sociais que garimpeiros armados atiraram contra três indígenas Yanomami, na tarde de sábado (29.abr). Um deles é um agente de saúde indígena da Comunidade Uxiú, em Roraima.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os três jovens yanomamis foram resgatados, em estado grave, por profissionais do DSEI-Y, Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami. Eles foram levados para a sala vermelha do Centro de Referência Surucucu e aguardam remoção para o Hospital Geral de Boa Vista, capital de Roraima.
Hekurari divulgou, em seu Twitter, o vídeo do socorro a um dos indígenas. Segundo ele, o Condisi está "no aguardo de novas informações, que deverão ser repassadas às autoridades".
Na tarde deste sábado (29/04) garimpeiros armados alvejaram três (03) jovens Yanomami, sendo um (01) deles, agente indígena de saúde da Comunidade Uxiú.
? Júnior Hekurari Yanomami (@JYanomami) April 30, 2023
Eles foram resgatados pelos profissionais do DSEI Yanomami e se encontram em estado grave na sala vermelha do Centro de? pic.twitter.com/qYKRhPzyln
Leia também: