Operação mira adolescentes que planejavam ataques em escolas
Policiais civis de cinco estados cumprem 10 mandados de internação de menores e 13 de busca e apreensão
SBT News
A operação "Escola Segura" cumpre, nesta manhã de 4ª feira (19.abr), 10 ordens para internações provisórias, 13 mandados de busca e apreensão e 11 afastamentos de sigilo de dados contra adolescentes suspeitos de planejarem ataques a escolas brasileiras.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os mandados, que foram expedidos pela Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Blumenau, em Santa Catarina, são cumpridos em cinco estados: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.
A ação, integrada entre o Ministério Público de Santa Catarina, Ministério da Justiça e Polícias Civis, teve início a partir de uma investigação do Grupo de Atuação Especial no Combate a Crimes Cibernéticos, o CyberGAECO, do MPSC, que identificou um grupo de adolescentes, em plataforma virtual, que planejava a realização de possíveis ataques a instituições escolares em cinco estados. As investigações começaram logo após a tragédia ocorrida na Creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, no dia 5 de abril.
Estão participando da operação, além do próprio CyberGAECO do MPSC e Ministério da Justiça e Segurança Pública, as Polícias Civis dos cinco estados. Em Santa Catarina, a operação é coordenada também pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC) juntamente ao CyberGAECO.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, agradeceu os agentes que realizam a operação em suas redes sociais. "Agradeço às polícias civis que estão atuando em rede com o Ministério da Justiça, para que tenhamos maior eficácia nas ações preventivas e repressivas", disse ele.
Operação Escola Segura cumprindo mandados hoje em 5 Estados. Agradeço às polícias civis que estão atuando em rede com o Ministério da Justiça, para que tenhamos maior eficácia nas ações preventivas e repressivas.
? Flávio Dino ?? (@FlavioDino) April 19, 2023
Leia também: