Publicidade
Brasil

Turismo atinge recorde de 8,4 milhões de embarques em 2022

Viagens internacionais registraram maior faturamento dos últimos 12 anos

Imagem da noticia Turismo atinge recorde de 8,4 milhões de embarques em 2022
aeroporto
• Atualizado em
Publicidade

Operadoras de turismo atingiram recorde de 8,4 milhões de embarques em 2022, logo após o período de isolamento da pandemia. Os dados são da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.

O destaque foi o turismo internacional. No ano passado, quase 3 milhões de brasileiros viajaram para fora do país. Só com essas viagens, o faturamento do setor foi de R$ 6 bilhões, aumento de mais de 300% em relação a 2021. O valor supera, inclusive, o período anterior à pandemia, em 2019.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo especialistas, o setor deve continuar aquecido, por conta da valorização do real frente ao dólar. "Existem muitas promoções internacionais, inclusive, de aéreos e hotéis, e receptivos, que está sendo muito mais viável viajar para o exterior do que você viajar nacional", aponta o presidente da Braztoa, Roberto Haro Nedelciu.

A motivação do aumento das viagens ao exterior, de acordo com os operadores de turismo, se deve à alta dos preços de passagens aéreas e hotéis em território nacional, e também à demanda reprimida dos últimos anos.

Já as viagens nacionais tiveram redução no faturamento - R$ 5,2 bilhões, uma queda 10,5% em comparação a 2021. Apesar da redução nos lucros, o mercado doméstico mantém seu espaço, liderando no número de embarques, com 5,4 milhões de passageiros (65%).

"O Brasil é um país único, com um imenso patrimônio cultural, natural e histórico. Mas, precisamos transformar todo esse potencial em realidade, ampliando o número de viagens domésticas e, ao mesmo tempo, atraindo mais turistas internacionais. Para isso, temos atuado em ações baseadas em um tripé: promoção, estruturação de destinos, ou seja, a oferta de uma estrutura adequada, inclusiva e acessível, e a qualificação dos nossos trabalhadores, para que estejam aptos a contribuir para experiências ainda melhores para os nossos turistas", declara a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade