Joias sauditas: Bolsonaro se prepara para depoimento à PF nesta 4ª feira
Segundo aliados, ex-presidente "está tranquilo" e vai à sede da Polícia Federal pessoalmente
SBT News
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou parte da 3ª feira (3.abr) se preparando para o depoimento que dará à Polícia Federal, nesta 5ª (5.abr) na sede da Superintendência da PF em Brasília, às 14h30. Ele esteve no escritório do PL e conversou com aliados mais próximos como o general Walter Braga Netto, seu ex-candidato a vice na chapa à reeleição ao Planalto no ano passado. O ex-presidente não mostrou nenhum tipo de constrangimento sobre à ida pessoalmente à PF e disse que estará presente sim na data e hora marcadas.
Bolsonaro "está traquilo", garantiu aliados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Bolsonaro terá a companhia de advogados e do ex-secretário de Comunicação do governo, Fabio Wajngarten, que também esteve ao lado do ex-mandatário ao longo desta 3ª feira.
Segundo as pessoas do entorno do ex-presidente, Bolsonaro não aparentou preocupação com a oitiva, nem mesmo diante da informação de que o tenente-coronel Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens, deverá afirmar em depoimento que a ordem para reaver o conjunto de joias sauditas retidas pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos, teria partido do ex-mandatário.
O depoimento de Cid à Polícia Federal está previsto para o mesmo dia de Bolsonaro. Além do ex-presidente outras nove pessoas prestam seus depoimentos de forma simultânea e presencialmente na sede da PF em Brasília.
Eles serão ouvidos sobre o caso das joias da Arábia Saudita que foram trazidas ilegalmente ao Brasil e aquelas incorporadas ao acervo pessoal de Jair Bolsonaro durante o seu mandato. O inquérito foi instaurado após o jornal O Estado de S. Paulo revelar que a comitiva presidencial trouxe da Arábia Saudita, em 2021, um conjunto de joias avaliado em R$ 16,5 milhões, que acabou apreendido pela Receita Federal. Outros dois conjuntos de joias também não teriam sido declarados na chegada da delegação ao Brasil.
Selfies no Colégio Militar
No fim da tarde desta 3ª (4.abr), com aparência descontraída, em meio à selfies, sorrisos e assédio de crianças do Colégio Militar de Brasília, o ex-presidente foi filmado pelo ex-policial Max Guilherme, seu assessor especial. Acenando aos presentes, Bolsonaro se mostrava à vontade diante de cliques e alvoroço.
Menos de 24 horas antes do depoimento à PF, Bolsonaro entregou o terceiro pacote de joias à Caixa, conforme determinação do Tribunal de Contas da União (TCU); conversou com aliados na sede do PL e testou a popularidade na saída da escola da filha, Laura, de 11 anos.