Maior peixe do mundo é encontrado morto no Espírito Santo
Da espécie tubarão-baleia, o animal era uma fêmea adulta, com 11,6 metros de comprimento e 12 toneladas
Considerado o maior peixe do mundo, a carcaça de um tubarão-baleia (Rhincodon typus) foi encontrada por moradores na Baía de Vitória, no Espírito Santo, nesta semana, intrigando especialistas. São raras as ocorrências de encalhes da espécie.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Adulto, medindo 11,6 metros de comprimento e peso estimado em 12 toneladas, o animal, que era uma fêmea, aparentava estar saudável e bem nutrido quando apareceu boiando na última 2ª feira (27.mar). Análises feitas pelo Instituto Orca, Ambipar e Projeto Baleia Jubarte (PBJ) também não conseguiram identificar a possível causa da morte.
"O animal aparentava estar saudável e bem nutrido, com significativa camada de gordura e o exame do estômago indicou que estava se alimentando normalmente e não foi encontrado nenhum material estranho como plásticos, borrachas, comuns nos lixos oceânicos", informou o instituto.
"Amostras de tecidos foram coletadas para posteriores análises de possíveis doenças ou contaminação".
Pesquisadores do projeto Amigos da Jubarte acreditam que o animal tenha morrido há muitos dias e foi trazido para a baía pelos ventos, correntes marinhas e a força da variação de marés.