Seca preocupa ruralistas de MG e RS; tempestades voltam em parte do Brasil
Ainda há resquícios do verão, com alta umidade em algumas áreas. No sul, nova frente fria avança
Pablo Valler
Quando as condições para tempestades pareciam estar se afastando do Brasil, nessa 5ª feira (30.mar) elas voltam com força. Há sinal de alerta para o Acre, Amazonas, Rondônia, parte oeste do Pará, sul do Piauí e do Ceará, interior de Pernambuco e também na região sudeste entre o Triângulo Mineiro, Serra da Mantiqueira e Serra Fluminense. Há ainda sinal de atenção para Mato Grosso, norte do Tocantins, leste do Pará, grande parte da região nordeste e para a região sul.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na maioria dessas áreas é o calor e a umidade que formam a nebulosidade, ainda um resquício do verão. Rio de Janeiro, Cuiabá e Paslmas, por exemplo, vão marcar 34 °C de máxima. Já na região sul é a chegada de uma nova frente fria, comum do outono. Típica também é a formação de uma massa de ar seco, que está acontecendo, por enquanto, apenas emtre o norte de Minas Gerais e o sul da Bahia, além de boa parte do Rio Grande do Sul. A umidade do ar vai cair bastante, para perto do 30% - o que é ruim para a saúde, o ideal próximo do dobro.
Secura ruim para produção de milho
Com ar e solo secos demais, a agropecuária tem dificuldades para produzir. Animais e plantas precisam de água è vontade. As lavouras, no momento, com a cultura do milho. Mais de 90% da área foi semeada. Mas a secura da Bahia, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul pode diminuir a expectativa de mais um recorde da safra, que seria de 122,5 milhões de toneladas, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Temperatura e precipitação
Santarém, PA: 25 a 31 °C com 83% de chance de chuva de 30 mm
Petrolina, PE: 23 a 33 °C com 90% de chance de chuva de 12 mm
Alta Floresta, MT: 24 a 33 °C com 90% de chance de chuva de 12 mm
Uberaba, MG: 19 a 34 °C sem chance de chuva
Criciúma, SC: 19 a 33 °C com 90% de chance de chuva de 8 mm
Veja também: