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Greve do metrô em SP: linhas de ônibus são reforçadas para atender passageiros

Sistema Paese não foi acionado por se tratar de paralisação. Metroviários reivindicam pagamentos atrasados de abonos

Imagem da noticia Greve do metrô em SP: linhas de ônibus são reforçadas para atender passageiros
Pessoas dentro de estação de metrô lotada
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Sem atender à solicitação de catraca livre para os passageiros, medida solicitada pelos grevistas do metrô de São Paulo para que os trens voltassem a circular, o sistema Paese de ônibus também não foi acionado na manhã de 5ª feira (23.mar).

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Os ônibus da capital paulista são geridos pela SPTrans, ligada à prefeitura da cidade, enquanto o metrô é ligado ao governo do estado. 

Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, o sistema Paese não é acionado em caso de greve, pois a SP Trans destina praticamente a totalidade da frota nas ruas. É uma situação diferente daquela quando foi registrado uma colisão entre trens do monotrilho da Linha-15-Prata, já que se tratava de um problema técnico. 

Estações de grande movimentação, como Luz (centro), Tucuruvi (norte) e Corinthians-Itaquera (leste) amanheceram lotadas, com muitos passageiros sem ter conhecimento da greve. Ao chegarem, se depararam com a movimentação atípica e os trens paralisados. 

Para dar conta da demanda do transporte dos passageiros, a SPTrans reforçou a frota de 13 linhas existentes e que operam em regiões e trechos estratégicos, e criou duas outras: Metrô Tucuruvi/Praça do Correio e Metrô Santana/Praça do Correio. 

Segundo a administração do Metrô, as linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Madalena - Vila Prudente), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda) estão paradas, assim como o monotrilho da linha 15-Prata (Vila Prudente - Jardim Colonial). As linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas, respectivamente, pela ViaQuatro e ViaMobilidade, estão funcionando normalmente. 

Reprodução/SBT

Trabalhadores pedem acordo sobre pagamento de abono atrasado

O anúncio da greve foi feito na noite de 4ª feira (22.mar), após audiência no Tribunal Regional do Trabalho. Novamente, os representantes da categoria e do Metrô não chegaram a um acordo sobre o pagamento do abono salarial. Segundo o sindicato, os trabalhadores estão há três anos sem receber participação nos lucros. 

Os trabalhadores também alegam que o quadro de funcionários está "defasado" e, por isso, pedem a contratação de profissionais por meio de concurso público. A categoria exige ainda o fim das terceirizações do transporte, projeto já anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) 

Abaixo, as linhas que tiveram frota reforçada, segundo a SP Trans: 

 - 175T/10 Metrô Santana - Metrô Jabaquara 

- 175P/10 Metrô Santana - Ana Rosa 

- 2104/10 Metrô Santana - Term. Pq. D. Pedro II 

- 5290/10 Div. de Diadema - Term. Pq. D. Pedro II 

- 5106/10 Jd. Selma - Largo São Francisco 

- 574A/10 Americanópolis - Largo do Cambuci 

- 118C/10 Jd. Pery Alto - Metrô Santa Cecília 

- 9300/10 Term. Casa Verde - Term. Pq. D. Pedro II 

- 107T/10 Metrô Tucuruvi - Term. Pinheiros 

- 208V/10 Term. A.E. Carvalho - Term. Pq. D. Pedro II 

- 1177/10 Term. A.E. Carvalho - Luz 

- 233A/10 Jd. Helena - Term. Vila Carrão 

- 4310/10 ET Itaquera - Term. Pq. D. Pedro II 

Alterações operacionais: 

- linha 178Y/10 Vila Amélia - Metrô Jardim São Paulo: prolongada até o Metrô Santana 

- linhas 5022/10 Vila Santa Margarida - Jabaquara, 5018/10 Shopping Interlagos - Jabaquara e 5018/31 Shopping Interlagos - Jabaquara deverão operar em sistema circular no Metrô Jabaquara 

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