Mais de 100 acampamentos clandestinos já foram desmontados na terra Yanomami
Agentes ambientais apreenderam equipamentos e toneladas de minério extraído ilegalmente
Camila Stucaluc
A operação de retirada pacífica de invasores e garimpeiros na Terra Indígena Yanomami já resultou, desde fevereiro, no desmonte de 137 acampamentos ilegais. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, na ação, os agentes aplicaram mais de R$ 10 milhões de multas, além de apreenderem centenas de equipamentos utilizados nas atividades.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A medida tem como objetivo solucionar a crise humanitária registrada no território Yanomami, que espalha-se entre os estados de Roraima e Amazonas. Isso porque, conforme denúncias, as atividades ilegais de garimpeiros estão destruindo a floresta e contaminando os rios, afetando as condições de sobrevivência da população.
Até o início de março, os agentes ambientais apreenderam cerca de 19 toneladas de cassiterita - avaliadas em R$ 2 milhões -, que foram extraídas de forma ilegal do território. Também foram apreendidos 116 equipamentos, sobretudo motores e geradores, 26 balsas e cinco aeronaves.
+ Antenas de internet são instaladas em área Yanomami
Além de pontos de extração ilegal de minério, a operação ainda tem como alvo estruturas auxiliares ao garimpo ilegal e a cadeia de logística que sustenta o crime na região. A missão dos agentes é controlar as principais rotas comerciais e linhas de suprimento por onde entram armas, munições, explosivos e entorpecentes.