Publicidade
Brasil

Resumo da semana: joias de Michelle, ações para mulheres e transfobia

Confira esses e outros fatos que repercutiram nos últimos dias no Brasil e no mundo

Imagem da noticia Resumo da semana: joias de Michelle, ações para mulheres e transfobia
Reprodução/Wikimedia Commons/Pexels/Câmara dos Deputados
• Atualizado em
Publicidade

Enquanto o governo federal anunciou uma série de medidas para as mulheres, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, voltaram a ser notícia após revelações envolvendo um presente da Arábia Saudita. No Congresso, um discurso transfobico do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) provocou revolta entre parlamentares. Já no mundo, novas batalhas intensificaram a guerra na Ucrânia.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Essas e outras notícias você confere no resumo da semana do SBT News. Veja:

Autoridades pedem investigação sobre caso envolvendo joias de Michelle Bolsonaro

Revelação é negada por Michelle Bolsonaro | Reprodução

Na última semana, o Estado de S. Paulo revelou que o governo de Bolsonaro tentou trazer ao Brasil, de forma ilegal, joias avaliadas em cerca de R$ 16,5 milhões. Os itens, supostamente presentes da Arábia Saudita à ex-primeira dama, foram apreendidos pela Receita Federal no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Após a revelação, a Justiça começou a investigar o caso. Na 5ª feira (11.mar), o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que Bolsonaro preste depoimento, bem como não use ou venda as joias até o fim das apurações. O ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, também irá prestar depoimento. Ele é acusado de participar da ação. 

Governo Lula anuncia pacote de medidas no Dia Internacional da Mulher

Medidas foram anunciadas por Lula e ministros | Ricardo Stukert

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na 4ª feira (8.mar), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou uma série de medidas em favor do grupo feminino. Entre as mais aguardadas estavam a garantia de igualdade salarial entre homens e mulheres que trabalham na mesma função e a distribuição gratuita de absorventes pelo SUS.

Durante o anúncio, o político classificou a desigualdade de gênero como inaceitável, alegando que, além das medidas, é preciso mudar mentalidades. A fala foi reforçada pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves (PT), que criticou ideologias que pregam superioridade masculina. "O desprezo e ódio às mulheres não podem ser naturalizados", frisou.

Rússia lança novo ataque em massa contra Ucrânia

Ataques foram registrados por todo o país | Reprodução/Telegram Zelensky

Na madrugada de 5ª feira (9.mar), a Rússia voltou a lançar ataques em massa contra a Ucrânia. Segundo o governo local, foram disparados 81 mísseis contra o país, atingindo, sobretudo, infraestruturas elétricas e edifícios residenciais. Mais de 10 cidades foram atingidas, deixando ao menos 11 mortos e dezenas de feridos.

Os ataques também afetaram a usina nuclear de Zaporizhzhia - a maior da Europa. Em meio aos bombardeios, a empresa de energia Energoatom precisou cortar a ligação com a usina. Apesar do restabelecimento elétrico, a ação foi duramente criticada pela comunidade internacional, que acusou a Rússia de cometer uma grave violação à segurança nuclear.

PSOL entra com notícia-crime no STF contra Nikolas Ferreira

Nikolas é acusado de transfobia após pronunciamento na Câmara | Reprodução/Câmara dos Deputados

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) entrou com uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). A ação foi motivada após o parlamentar discursar, na 4ª feira (8.mar), usando uma peruca loira e afirmando que "as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres".

A deputada trans, Duda Salabert (PDT-MG), enviou o mesmo pedido à Corte, juntamente com o Gabinete Compartilhado, no qual Tabata Amaral (PDT-SP) é uma das integrantes. O caso ainda foi protocolado por associações LGBT+, que acusam o deputado de transfobia, bem como pelo Ministério Público Federal (MPF).

Volta às aulas pesa no bolso e eleva inflação a 0,84%

Setor da Educação contabilizou maior variação do mês | Pexels

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que calcula a inflação oficial do país, registrou alta de 0,84% em fevereiro. A cifra, divulgada na 6ª feira (10.mar), foi influenciada pelo setor da Educação, que, em meio a volta às aulas, contabilizou variação de 6,28%, seguido pelo grupo de saúde e cuidados pessoais, com 1,26%.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, somente Vestuário apresentou variação negativa (-0,24%). As quedas das roupas masculinas (-0,58%) e femininas (-0,45%) impulsionaram o resultado. Transportes (0,37%) e Alimentação e bebidas (0,16%), por sua vez, tiveram variações inferiores às do mês anterior.

Leia também

+ Receita Federal libera programa de declaração do Imposto de Renda

+ Trabalho escravo no RS: vinícolas pagarão R$ 7 milhões em indenização

+ Após ataques, governo de Pernambuco voltará a monitorar tubarões em alto mar

+ Xi Jinping é reeleito para terceiro mandato como presidente da China

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade