Com novos casos, número de ataques por tubarão chega a 77 em Pernambuco
Monitoramento de comitê faz registros desde 1992; desses, 26 pessoas não sobreviveram

Lis Cappi
Dois novos ataques por tubarão, em um intervalo de poucas horas, elevou para 77 o número de registros em ataques por tubarão na história de Pernambuco. O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) afirma que desde 1992, quando começou a fazer o registro da série histórica, foram 77 ocorrências que envolvem tubarões no estado - a maioria dos casos, 67, foi registrada no continente. Enquanto outras dez na Ilha de Fernando de Noronha. Em todo o grupo, 26 não resistiram aos ferimentos.
O balanço leva em conta dois ataques recentes. No domingo (5.mar), um rapaz de 14 anos teve uma perna dilacerada pelo ataque de um tubarão. Horas depois, um novo incidente foi registrado, com uma adolescente de 15 anos, que teve um braço atingido. Os ataques foram na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Veja as imagens:
Após os novos eventos, a Cemit realizou uma reunião com representantes do comitê, do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha. O encontro teve como pauta a implementação das políticas públicas, de gerenciamento costeiro e proposição de soluções para as questões ambientais do estado.
O resultado das discussões ainda não foi confirmado, mas mudanças de acesso à banhistas e novas formas para controle dos incidentes devem ser divulgadas nesta 3ª feira (7.mar).