Grupo responsável por fraude de recursos federais é alvo da PF no Maranhão
Investigações apontam para inserção de dados manipulados nos sistemas do SUS
Camila Stucaluc
A Polícia Federal cumpre, nesta 5ª feira (2.mar), 11 mandados de busca e apreensão no Maranhão para desarticular um grupo responsável por fraudes envolvendo recursos federais. Segundo os agentes, os criminosos agiam por meio da inserção de dados manipulados nos sistemas do SUS, visando a elevação do teto de repasses.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As investigações apontam que a maior parte dos recursos enviados às prefeituras de Pedreiras, Bacabal, Lago do Junco e Lago dos Rodrigues decorre de emendas parlamentares do chamado "Orçamento Secreto". Os agentes acreditam que o sistema foi utilizado para desviar pagamentos superfaturados em contratações fraudulentas.
O município de Pedreiras, que possui apenas 39 mil habitantes, por exemplo, teria informado a realização de mais de 540 mil extrações dentárias apenas em 2021. O número, se verdadeiro, equivaleria à extração de 14 dentes de cada morador municipal.
"Além das exodontias, diversos outros procedimentos ambulatoriais teriam sido manipulados, o que pode ter impactado na elevação do teto de repasse de recursos federais no ano subsequente", informou a PF, acrescentando que identificou contratações possivelmente fraudulentas para encobrir os recursos recebidos indevidamente.
+ Polícia prende homem que ateou fogo e matou marido de funcionária
Caso as suspeitas das apurações sejam confirmadas, os investigados poderão responder por inserção de dados falsos, fraude à licitação, superfaturamento contratual, peculato e lavagem de dinheiro.