Publicidade
Brasil

Governo Federal decreta estado de calamidade pública em São Sebastião (SP)

Medida permite liberação de recursos à cidade do Litoral Paulista, castigada por fortes chuvas neste domingo

Imagem da noticia Governo Federal decreta estado de calamidade pública em São Sebastião (SP)
chuva em são sebastião
• Atualizado em
Publicidade

O Governo Federal decretou estado de calamidade pública no município de São Sebastião, no Litoral de São Paulo, em decorrências das fortes chuvas que atingiram a região.

A medida, publicada em edição extra do Diário Oficial, neste domingo (19.fev), permite a liberação de recursos federais para ações emergenciais de socorro às vítimas e recuperação de regiões devastadas da cidade.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O Governo determinou ainda a mobilização de ministérios, como o da Integração e Desenvolvimento Regional, para auxílio da região. O responsável pela pasta, ministro Waldez Góes, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, irão visitar áreas mais afetadas pelas chuvas, no Litoral Paulista, nesta 2ª feira (20.fev).

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional também informou ter entrado em contato com os chefes das pastas da Casa Civil, Rui Costa; Cidades, Jader Filho; Planejamento, Simone Tebet; e Defesa, José Múcio.

A pasta da Defesa também foi acionada, e deve disponibilizar aeronaves para transporte de ajuda humanitária à região e suporte nas ações de desobstrução de vias e rodovias interditadas. Além disso, foi autorizado pelo Exército Brasileiro o emprego de tropas e meios do Comando Militar do Sudeste nas ações de suporte às vítimas das chuvas.

Nas redes sociais, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, reforçou o caráter integrado das ações do Governo Federal. "Estamos acompanhando a situação do litoral norte de São Paulo, que foi fortemente afetado pelas chuvas dessa madrugada. A Defesa Civil já foi acionada e vai ajudar no socorro à população", publicou o ministro.

Padilha informou sua ida a São Sebastião para auxiliar na identificação de "medidas adicionais" que precisarem ser tomadas para ajuda à região. Segundo ele, Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos, também estará na comitiva do governo.

Tragédia no Litoral Paulista

Pelo menos 36 pessoas morreram em decorrência do temporal que atingiu o Litoral de São Paulo, neste domingo (19.fev), conforme última atualização das prefeituras locais. Das mortes confirmadas, 35 ocorreram em São Sebastião e 1 em Ubatuba.

De acordo com as autoridades, 600 milímetros de chuva atingiram a região, em menos de 24 horas - mais que o dobro da precipitação esperada para todo o mês de fevereiro, em menos de um dia.

O temporal deixou um rastro de destruição pelas cidades atingidas, com diversas ocorrências de quedas de árvores, rompimento de barragens, deslizamentos de terra e alagamentos. Conforme a Defesa Civil do Estado, pelo menos 338 pessoas estão desabrigadas e 288 desalojadas. Moradores da região também sofrem com a interrupção do fornecimento de água e dificuldades para comunicação via internet e telefone.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade