Ministro envia Defesa Civil nacional a SP e visita região nesta 2ª
Waldez Góes diz que grupo especializado em desastres chega neste domingo, para ajudar; Exército foi acionado
Ricardo Brandt
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), anunciou que determinou o envio de uma equipe especializada da Defesa Civil Nacional para o Litoral Norte de São Paulo, para ajudar nas buscas, após temporal que provocou destruição e mortes neste domingo (19.fev).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Nas próximas horas, a Defesa Civil Nacional se desloca para a região para dar apoio às ações de socorro e resposta à população. Também faremos, de forma sumária, o reconhecimento de situação de emergência em São Sebastião", informou o ministro, em seu perfil do Twitter.
Góes ligou na tarde deste domingo para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para disponibilziar apoio e coordenar como a União pode ajudar ajudar na tragédia. Até o meio da tarde, três mortes foram confirmadas. As rodovias de acesso a São Sebastião e outras no Litoral Norte estão com bloqueios e há previsão de mais chuvas.
A equipe enviada emergencialmente para o litoral paulista neste domingo é o Grupo de Apoio a Desastres da Defesa Civil Nacional (Gade). O trabalho será apoiar as ações de socorro e resposta à população local.
Nas próximas horas, a Defesa Civil Nacional se desloca para a região para dar apoio às ações de socorro e resposta à população. Também faremos, de forma sumária, o reconhecimento de situação de emergência em São Sebastião.
? Waldez Góes (@waldezoficial) February 19, 2023
Góes informou também que vai visitar, nesta 2ª feira (20.fev), "as áreas afetadas pelas fortes chuvas, juntamente com secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff".
Exército
O ministro e o governador de São Paulo também acionaram o Ministério da Defesa para que as Forças Armadas ajudem na tragédia no Litoral Norte Paulista, com a liberação das rodovias interditadas pelos deslizamentos e problemas no asfalto e nas buscas por sobreviventes.
Tarcísio de Freitas requereu ajuda nas operações de resgate e transporte de feridos.
O comando do Exército autorizou o emprego de tropas do Comando Militar do Sudeste. Equipes de duas aeronaves, um HM-1 Pantera e um HM-4 Jaguar, atuarão nas buscas e salvamento. Ambas chegam nesta tarde ao Litoral Norte paulista.
Técnicos do batalhão de Engenharia de Pindamonhangaba atuarão nos trabalhos de resgate de desobstrução da BR-101.