Publicidade
Brasil

Temporais causam morte e destruição no litoral de São Paulo

Bertioga, São Sebastião e Guarujá foram as cidades mais atingidas pelas chuvas

Imagem da noticia Temporais causam morte e destruição no litoral de São Paulo
desabamento no litoral
• Atualizado em
Publicidade

São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, amanheceu neste domingo (19.fev) em estado de calamidade pública por causa dos temporais que atingem a cidade desde 6ª feira (17.fev). A prefeitura alerta para a população só sair de casa em caso de emergência.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Ainda em São Sebastião, equipes do Corpo de Bombeiros atenderam uma vítima de soterramento. Em Boiçucanga, as equipes de emergência têm auxiliado no atendimento a pessoas isoladas. 

Outros municípios do litoral paulista, como Bertioga e Guarujá, também foram atingidos pela tempestade. Ruas ficaram alagadas, casas foram invadidas pelas águas e carros ficaram submersos. Durante a madrugada de sábado (18.fev), um deslizamento de terra fez com que uma pedra atingisse uma casa em Ubatuba e uma criança, de apenas 7 anos, morreu na hora.

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil de São Paulo montou um comitê de gerenciamento das ações de atendimento às vítimas da chuva. Caminhões da Defesa Civil com colchões, cobertores, kits de limpeza e cestas básicas estão sendo abastecidos para o atendimento aos municípios. 

De acordo com o MetSul Meteorologia, a chuva forte e persistente ultrapassou 600 mm em alguns pontos da cidade, em menos de 24 horas.

O governador Tarcísio de Freitas visitou as áreas mais afetadas pelas chuvas, neste domingo (19.fev), e falou durante uma entrevista coletiva sobre o socorro que será enviado à região. Ele esteve junto do coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, em São Sebastião e Ubatuba. Seis equipes da Defesa Civil Estadual estão em deslocamento para o município de São Sebastião.

Nas redes sociais, moradores descrevem o drama das casas inundadas, carros submersos e compartilham vídeos. A Defesa Civil alerta para a população redobrar os cuidados e ficar atenta a sinais de riscos de deslizamentos, desabamentos e quedas de árvores. 

Na rodovia Mogi-Bertioga o asfaltou cedeu pelo rompimento de uma tubulação, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo. A estrada está interditada e não há previsão de liberação das vias.

Cratera foi aberta no meio da rodovia Mogi-Bertioga | Reprodução/Redes sociais

O volume das chuvas, de acordo com o MetSul Meteorologia, está entre os maiores já vistos no Brasil. 

Falta d'água

Moradores têm relatado que falta água nas cidades do litoral que foram atingidas pela chuva neste fim de semana. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, isso acontece porque uma grande quantidade de lama, pedras, troncos e galhos diminui a vazão da água tratada nas estações da Sabesp. As equipes da Companhia atuam no restabelecimento dos sistemas desde a madrugada deste domingo (19.fev).

A Sabesp está disponibilizando caminhões-tanque para hospitais e situações de emergência nas regiões. A Companhia solicita que os moradores economizem água neste momento,

Em caso de emergências, a Sabesp disponibiliza caminhões-tanque para os moradores. É necessário entrar em contato pelos canais de atendimento da empresa e informar o endereço completo do imóvel pelos telefones 195 ou 0800 0550195. O WhatsApp oficial da Sabesp (11 3388-8000) também está recebendo solicitações. 

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade