69 toneladas de alimentos e remédios já foram entregues para yanomamis
15 aeronaves das Forças Armadas atendem os indígenas e atuam no enfrentamento ao garimpo ilegal, em RR
Emanuelle Menezes
As Forças Armadas já transportaram, até esta 4ª feira (15.fev), 105 toneladas de alimentos, medicamentos, equipamentos e materiais para o atendimento aos yanomamis, em Roraima. Entre mantimentos e remédios, são aproximadamente 69 toneladas. Outras 36 toneladas de equipamentos e materiais de reparo também já foram enviadas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com o Ministério da Defesa, 15 aeronaves e cerca de 500 militares atuam no atendimento emergencial aos indígenas yanomamis e no enfrentamento ao garimpo ilegal na região.
Militares do Exército e da Aeronáutica trabalham em conjunto no transporte de alimentos e medicamentos. Com o uso de paraquedas, os materiais são lançados na base de Surucucu e transportados até os yanomamis por helicóptero. Essa é a única forma encontrada pelas Forças Armadas para chegar ao território. Já foram realizadas 648 horas de voo.
As toneladas de equipamentos e materiais entregues são para melhorar o acesso à região e garantir o pouso de aeronaves maiores. Elas são usadas na recuperação da pista de pouso do 4º Pelotão Especial de Fronteira do Exército, em Surucucu.
Atendimentos
Até esta 4ª, equipes multidisciplinares já realizaram 1268 atendimentos no hospital de campanha montado no dia 27 de janeiro pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Além disso, também foram feitos o transporte aéreo de yanomamis para procedimentos médicos de maior urgência em Boa Vista, capital de Roraima.
Abertura do espaço aéreo
A FAB prorrogou até 6 de maio a abertura parcial do espaço aéreo da região norte.
O objetivo dos militares é que pessoas que estejam no território possam sair de maneira coordenada e espontânea das áreas de garimpo ilegal.
Leia também: