Temperatura mais alta da segunda-feira foi em Porto Alegre: 39º
Uma bolha de calor sobre o Rio Grande do Sul e a estiagem pelo terceiro ano seguido favorecem até queimadas
SBT Brasil
O recorde nacional do calorão nesta segunda-feira (13.fev) não foi em Manaus, nem em Cuiabá, nem no Rio de Janeiro: acredite, a cidade campeã das altas temperaturas foi.....Porto Alegre! Nada menos do que 39º.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os gaúchos enfrentam uma onda de calor que deixou o Rio Grande do Sul em estado de alerta. Um "forno a céu aberto" reclamaram os moradores da capital do estado. Tem gente que não tem saída. A Vitória Weiss, que é gari, tem que encarar o calorão para limpar as ruas. "É muito calor né, mas temos que seguir em frente, não dá pra desistir ", conforma-se ela.
E com esse tempo quente e tudo...alguns hábitos não são abandonados. O jogador de futebol Rodrigo Zen não larga o chimarrão. "Aqui a gente tem o costume de falar que é o chimarrão no calor pra refrescar né? É a nossa tradição", brinca.
Solução mesmo é a água. Seja para se hidratar, seja para...mergulhar. A Luisa Bidart, de quatro anos, já aprendeu. "Eu vou pra piscina e fico na sombra. Eu fico ali embaixo pulando", diz a pequena. A Isadora é dessas. Não sai da piscina com o papai. " Não tem outro lugar pra gente curtir melhor do que a piscina aqui em Porto Alegre", diz Paulo Targino, servidor público.
Entenda o clima
A temperatura extrema é resultado de uma bolha de calor que está sobre a Argentina, o Uruguai e o Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, a estiagem que atinge o estado pelo terceiro ano seguido, piora a situação. O calor esquenta ainda mais a superfície, que já sofre com a falta de chuva. E o solo seco favorece um aquecimento ainda mais rápido do ar. Até queimadas em várias regiões do estado foram resultado dessas condições do clima. " Aqui nós temos uma estiagem pelo terceiro ano seguido em consequência do La Niña. E em outras áreas do Brasil o cenário é completamente diferente: instabilidade e temporais frequentes. Ao longo da semana, a expectativa é do refresco alcançar o sul do brasil", esclarece a meteorologista Estael Sias.
Um termômetro pra cada um
Em Santa Maria, às dez e meia da manhã já estava trinta e oito graus. Até quem é de fora - e acostumado com quentura - se surpreendeu. A enfermeira Luizia da Cruz que o diga. " Eu sou do Amazonas. Lá é quente, mas aqui tá ganhando o Amazonas, muito quente, tem que pegar uma sombrinha", afirma.
O cantor Claudemiro Souzza tem a receita própria. "Banho gelado, muita água, sorvete...e se alimentar bem", diz ele.
Leia também