Frente fria: bom para o RS, mas pode ser ruim para outros estados
SC, PR, SP e MG podem ter granizo entre 4ª e 5ª feira
Pablo Valler
A Antártida está preparando uma frente fria que deve chegar nesta 3ª feira (14.fev) no Brasil. O Rio Grande do Sul terá uma reviravolta no clima. Da estiagem para a chuva volumosa. Em torno de 40 milímetros. O que não é suficiente para remediar o solo, seco ao extremo.
Na 4ª (15.fev), o fenômeno chega a Santa Catarina e Paraná. Provocará até granizo e boa parte de toda a região sul. Só o litoral é que poderá ter chuva fraca.
Em todas as regiões de São Paulo, a frente fria chega na 5ª feira (16.fev), somando umidade com as nuvens carregadas que vem da Amazônia. Apesar disso, as temperaturas não devem mudar tanto. É chuva mesmo, que pode começar logo pela manhã e durar o dia todo.
O sudeste também tem chances de granizo. Principalmente na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, onde a existe uma grandiosa produção de café em risco.
O centro-oeste e o norte continuam abafados. Chuva forte a tarde. Assim como na faixa mais ao norte da região nordeste até o Rio Grande do Norte. Os nordestinos mais ao leste terão pancadas isoladas. O interior no nordeste, incluindo toda a Bahia, terá sol quente.
Temperatura e precipitação:
Cruz Alta - RS: entre 23 e 29 °C, com 90% de chance de chuva de 45 mm
São Paulo - SP: entre 20 e 30 °C, com 90% de chance de chuva de 15 mm
Guaxupé - MG: entre 19 e 30 °C, com 90% de chance de chuva de 15 mm
Maceió - AL: entre 22 e 30 °C, sem chuva
Manaus - AM: entre 24 e 31 °C, com 90% de chance de chuva de 15 mm
Leia também: