São Luiz do Paraitinga (SP) adia Carnaval após chuva deixar 700 desalojados
Novas datas não foram anunciadas; previsões indicam que as chuvas intensas na cidade vão continuar
Guilherme Resck
A Comissão de Organização do Carnaval 2023 do município de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, decidiu adiar as festividades, por causa das cheias do Ribeirão do Chapéu e Ribeirão do Pinga. A decisão foi tomada em consenso com o presidente da Associação Comercial e Industrial da cidade, com o do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e com o da Câmara de Vereadores.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O transbordamento de água assolou a vila do distrito de Catuçaba, deixando mais de 700 desalojados. Segundo a prefeitura, motivou o adiamento também o fato de chuvas intensas e ininterruptas estarem causando "o encharcamento do solo, resultando em inúmeros deslizamentos de encostas, obstruindo as estradas, derrubando pontes, causando ainda o transbordamento recorrente do Rio Paraitinga, que corta todo o município, deixando diversas famílias desalojadas e isoladas. Atualmente está 4 metros acima de seu nível normal".
Conforme a Defesa Civil estadual e a do município, as previsões meteorológicas indicam que as chuvas intensas na cidade vão continuar. De acordo com a prefeitura, isso "demanda uma situação de alerta por parte da Administração Pública, que deve dispor de toda sua estrutura de pessoal e equipamentos para atender possíveis e previsíveis situações de calamidade".
Dessa forma, ressalta o Executivo municipal, a decisão de adiar o Carnaval "foi tomada por força da gravidade das circunstâncias". As festividades em São Luiz do Paraitinga serão realizadas "numa ocasião mais propícia, para que todos possam usufruir do festejo em sua plenitude".
Veja também: