Tecnologia ajuda a formar "superatletas"
Em busca de maior rendimento, jogadores profissionais investem em estrutura particular de treinamento
SBT Brasil
A novidade está gerando oportunidades de emprego e novas profissões ligadas ao esporte. Um trabalho sempre feito em conjunto com o clube com o objetivo de obter evolução física e técnica.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em busca da superação e do mais alto nível físico e mental, os atletas têm procurado o auxílio particular de tradutores, cozinheiros, nutricionistas, psicólogos, e, mais recentemente, dos próprios preparadores físicos e analistas de desempenho.
O nível de detalhes é tão alto que o preparador físico particular fornece dados para o atleta como horas de sono ou a temperatura em cada parte do corpo antes das atividades para que o atleta possa atingir a capacidade máxima durante a temporada.
Entre os craques que estão buscando auxílio nessas novas tecnologias está o atacante do Corinthians Yuri Alberto, ele é monitorado vinte e quatro horas por dia. Os gráficos indicam onde o músculo está mais inflamado e, portanto, com maior risco de lesão. As áreas mais vermelhas, são as que geram maior preocupação.
Além disso, um aplicativo aponta quanto tempo ele dormiu, quantas horas teve de sono profundo, até a duração dos sonhos são medidas e, também, quantas vezes despertou durante a noite, tudo para manter a "máquina" na mais perfeita condição.
Esse é um mercado novo no Brasil, a primeira empresa surgiu há dois anos e muitos atletas, tanto por aqui como fora do país, já aderiram à novidade. Eles têm a certeza que para se obter o sucesso é preciso trabalhar duro, mas que em tempos de tanta tecnologia o gol é só um detalhe... Que para atingir a perfeição o trabalho tem que começar bem antes.