SP, RJ e MG sob sinal de perigo quanto à chuva; BA com seca severa
Previsão é de mais enxurradas e transbordamentos, também há risco de deslizamentos devido ao solo encharcado
Pablo Valler
O sinal de perigo meteorológico sobre a metade sul do Espírito Santo e metade norte do Rio de Janeiro continua para esta 5ª feira (09.jan), informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). É a mesma condição do dia anterior, que acabou culminando na chuva de quase 300 milímetros sobre Saquarema e outras cidades fluminenses.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Como se vê na arte acima pela cor roxa, atualmente, o sinal de perigo se estende ao oeste sobre Minas Gerais, até Belo Horizonte. A previsão é de alto volume de água e ventos de mais de 100 km/h. A cor vermelha é sinal de alerta e remete a trovoadas, com chuva forte e raios. A amarela é de chuva moderada. Apesar da capital paulista estar sob essa cor, é provável que algumas áreas da metrópole ainda tenha grande volume e com chance de ainda transbordar rios na zona leste.
O Rio Grande do Sul também está em área de alerta e tem uma pequena parte, nas proximidades de Pelotas, com sinal de perigo. Uma grande diferença quando comparada às condições de dias anteriores, com o estado sob estiagem severa.
Falando nisso, agora há probabilidade de tempo seco com umidade abaixo do indicado para a saúde, menos de 30%, no extremo norte mineiro, em quase toda a Bahia e em uma pequena parte do leste do Piauí.
Todas as outras regiões do Brasil, incluindo centro-oeste e norte, terão chuvas ao longo de todo o dia.
Temperatura e precipitação:
Pelotas - RS: entre 21 e 32 °C com 80% de chance de chuva de 10mm
São Paulo - SP: entre 18 e 30 °C com 67% de chance de chuva de 5mm
Saquarema - RJ: entre 21 e 27 °C com 80% de chance de chuva de 7mm
Belo Horizonte - MG: entre 19 e 26 °C com 80 de chance de chuva de 50mm
Juazeiro - BA: entre 23 e 34 °C sem chande de chuva
Veja também: