Ministros chegam a Roraima para acompanhar situação dos Yanomami
Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e José Múcio, da Defesa, ficam até esta 5ª (9.fev) na região
Soane Guerreiro
Os ministros dos Direitos Humanos, Silvio Almeida e da Defesa, José Múcio, desembarcaram em Boa Vista, Roraima, no início da tarde desta 4ª feira (8.fev), acompanhados dos comandantes das Forças Armadas e também da presidente da Funai, Joenia Wapichana. A comitiva está verificando o andamento das operações de retirada de garimpeiros da região e de assistência aos Yanomamis. Ainda hoje, terão uma agenda intensa de conversas com autoridades.
Segundo o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, a 5ª feira (9.fev) será dedicada a visitar a base do exército em Sururucu, a duas horas de Boa Vista, que é um local de referência dentro do território Yanomami, para "apontar soluções" para a crise humanitária, em parceria com outros ministérios.
Outros integrantes dos Direitos Humanos já estão em campo atendendo demandas locais e, inclusive, coletando denúncias de violações de direitos que depois serão encaminhadas aos órgãos competentes.
Nesta 4ª, mais 100 homens da Força nacional chegaram à região para auxiliar nas ações de fiscalização e retirada de garimpeiros.