Com eventos no STF, Esplanada tem segurança reforçada
Capital federal conta com efetivo policial extra nas ruas e acessos fechados aos Três Poderes
Muita polícia nas ruas e vias de acesso fechadas na Esplanada dos Ministérios nesta 4ª feira (1.fev.). A segurança no Distrito Federal foi reforçada para os eventos no Congresso e no Supremo Tribunal Federal (STF). Na Câmara, foi dia de posse dos deputados eleitos na manhã desta 4ª feira. No Supremo, é realizada a solenidade de abertura do Ano Judicial.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Apenas veículos autorizados podem adentrar à via que leva à Praça dos Três Poderes. Somente servidores, autoridades e convidados poderão acessar o espaço, com controle de credenciais feito por servidores dos órgãos responsáveis.
É o primeiro grande evento na Praça dos Três Poderes, após os ataques golpistas de 8 de janeiro. O reforço no policiamento conta com equipes da Tropa Choque e batalhões da elite da Polícia Militar (PM), cavalaria, Força Nacional de Segurança, Polícia Federal e outras forças de segurança.
O esquema de segurança é coordenado pelo novo secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. O plano foi elaborado durante a intervenção federal, que terminou nesta 3ª feira (31.jan).
O fechamento das vias de acesso aos Três Poderes gerou confusão no trânsito pela manhã. Os bloqueios foram feitos em mais de um ponto e impediram o trânsito na Esplanada. Nenhum incidente ou protesto foi registrado.