RJ: Sapucaí terá esquema especial de segurança para os desfiles
Novas medidas ocorrem após tragédia no carnaval passado. Sambódromo receberá mais iluminação e interdições no entorno

Renata Igrejas
A Marquês de Sapucaí terá novas regras de segurança para os desfiles do próximo carnaval. As mudanças no sambódromo do Rio de Janeiro ocorrem com o objetivo de evitar acidentes, como o que matou a menina Raquel da Silva, de 11 anos, após a vítima ser prensada por um carro alegórico no carnaval passado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O plano foi apresentado na 2ª feira (30.jan) pela Riotur e, entre as medidas, a saída do sambódromo será cercada e ganhará reforço na iluminação.
Dias antes da apresentação do projeto de segurança, o Corpo de Bombeiros chegou a vetar a passarela para a realização dos ensaios técnicos das agremiações, na última 6ª feira (27.jan), mas uma vistoria liberou o local para as atividades um dia depois, dentro do prazo dado pela Justiça. Dois restaurantes e a praça de alimentação, porém, foram interditadas, liberando apenas a pista.
As escolas de samba terão mais tempo para recolher as alegorias após o desfile e as interdições no entorno do sambódromo serão estendidas.
O acordo da Riotur também incluiu a assinatura da prorrogação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Corpo de Bombeiros. Com isso, a prefeitura espera obter o alvará definitivo para o funcionamento da Sapucaí.
Na última 5ª feira (26.jan) foi concluído o inquérito sobre a morte da menina Raquel, prensada por uma alegoria no fim do desfile da escola de samba Em Cima da Hora, integrante da Série Ouro, equivalente à segunda divisão do carnaval carioca. Cinco pessoas foram indiciadas por homicídio doloso, quando há intenção de matar.
Os desfiles do grupo especial do Rio de Janeiro começam no domingo de 19 de fevereiro. Já as escolas do acesso se apresentam no sambódromo a partir do dia 17, uma 6ª feira.
VEJA TAMBÉM: