Mais de 60% dos moradores de São Paulo gostariam de mudar da capital
Desejo é maior entre população com 35 e 44 anos; Zona Leste lidera ranking de reclamações
Um levantamento da Rede Nossa São Paulo apontou que 61% dos moradores de São Paulo mudariam da capital, se pudessem. A cifra é superior ao registrado em 2021, quando 57% das pessoas afirmaram ter desejo de morar em outra cidade. No geral, a taxa de qualidade de vida é um dos principais motivadores da saída.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Entre os 800 entrevistados, o percentual que deseja mudar é maior entre aqueles com 35 e 44 anos (70%), bem como entre residentes da Zona Leste da cidade (69%). A região lidera o ranking negativo de avaliação, com 49% dos moradores considerando o trabalho da prefeitura como ruim ou péssimo. Em seguida, aparece o Centro, com 35%.
Já em relação aos bairros, os itens em que a gestão municipal teve a pior avaliação foram cultura, habitação e saúde. A assistência social também é um problema para grande parte da população, que vê pouco ou nenhum investimento no setor. Em meio ao cenário, 64% dos moradores afirmam não ter vontade de participar da vida política da cidade.
+ Uso de cheques já caiu 94% no Brasil desde 1995, diz Febraban
De acordo com a pesquisa, a geração de empregos, bem como a redução da desigualdade, são as principais prioridades para 75% dos entrevistados. Segundo eles, os temas deveriam estar à frente das pautas públicas e políticas, seguidos pelo combate ao preconceito (39%).