FAB começa a entregar ajuda humanitária para aldeias Yanomami
Crianças com sinais de desnutrição também foram transportadas em um helicóptero para tratamento médico

Letícia Kellen
A Força Aérea Brasileira começou a entregar ajuda humanitária às regiões atingidas pela fome nas aldeias Yanomami de Roraima. Doadores de várias partes do Brasil se mobilizaram depois que a tragédia foi revelada.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em apenas seis horas, a ONG Ação da Cidadania juntou 1.000 cestas básicas e garantiu o transporte até Boa Vista. Esforço feito com o apoio de brasileiros de várias regiões que se comoveram ao ver as imagens de indígenas passando fome, reveladas recentemente.
Fotos mostram a chegada de integrantes da FAB com carregamentos de alimentos nas aldeias. Segundo os militares, 2,5 toneladas foram entregues. Crianças com sinais de desnutrição também foram transportadas em um helicóptero para tratamento médico.
Hoje (22/01), a FAB transportou mais de 2,5 toneladas de alimentos para brasileiros na Terra Indígena Yanomami (Roraima), utilizando aeronaves H-60 Black Hawk e C-98 Caravan. Foi relizada também a evacuação aeromédica de 21 indígenas do local.#AsasQueProtegemOPaís pic.twitter.com/Vmpy4CGg3X
? Força Aérea Brasileira ?? (@fab_oficial) January 23, 2023
No sábado (21.jan), o presidente Lula visitou a região e prometeu levar agentes sanitários para a região: "é desumano o que eu vi aqui. Uma das formas da gente resolver isso é fazer com que a gente monte o plantão de saúde nas aldeias".
O Ministério da Saúde calcula que aproximadamente 570 crianças yanomami morreram entre 2019 e 2022 por causa da desnutrição, um problema agravado pela contaminação por mercúrio causada pelo garimpo ilegal na região.
Leia também: