RS: Vindima proporciona experiências na Serra Gaúcha no verão
Bento Gonçalves recebe milhares de turistas nesta época
Guilherme Fadanelli
O cheirinho de uva já toma conta da Serra Gaúcha. Além de render excelentes vinhos e espumantes, a colheita da fruta movimenta também o turismo na região. Uma ótima opção para quem quer fugir da agitação das praias.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No verão, as montanhas da serra gaúcha ficam cobertas com o verde dos parreirais. Mas é debaixo deles que está a estrela da estação por aqui. E a experiência não para por aí. Depois de ouvir um pouco da história do cultivo e provar diferentes variedades, é hora de colocar a mão na massa. Ou melhor, os pés. Por aqui, eles que trabalham.
Ao som de uma saxofonista tocando músicas típicas italianas, os turistas fazem a pisa da uva./ uma prática artesanal para fazer o vinho, utilizada até o século passado.
Se o trabalho cansar, o merendim tá garantido. É o lanche típico de quem trabalha na colheita: muito queijo, salame, cuca e bebidas à base de uva.
Opções de lazer em propriedades rurais e vinícolas devem atrair mais de 300 mil turistas aos vinhedos de Bento Gonçalves e região até março. O enoturismo segue crescendo na mesma proporção da qualidade das bebidas produzidas na serra gaúcha.
O recebimento de uvas nas vinícolas tem sido intenso. Ainda não se tem uma estimativa de produção para esta safra, mas os números devem ficar próximos aos 680 milhões de quilos colhidos no ano passado. A boa notícia está na qualidade da fruta.
Motivos não faltam para apreciar um outro lado. Longe do frio do inverno e com tudo de bom que só o verão pode proporcionar.
Leia também: