Aneel: 16 torres de energia foram danificadas desde o dia 8 de janeiro
Governo investiga se vandalismo teve motivação política
Guilherme Resck
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta 3ª feira (17.jan) que, desde o dia 8 de janeiro, quatro torres de transmissão de energia foram derrubadas e outras 12 foram danificadas no Brasil.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o governo investiga se o vandalismo contra as torres teve "motivação política". Entre as derrubadas, são três em Rondônia e uma no Paraná. Já entre as danificadas, são seis em Rondônia, quatro no Paraná e uma em São Paulo.
A Aneel afirma que vem mantendo o Ministério de Minas e Energia informado sobre os eventos e interagindo "com as autoridades de segurança pública". "As empresas estão atuando nas avarias detectadas e os eventos estão sendo monitorados e fiscalizados pela Agência. Importante esclarecer que não houve interrupção do fornecimento de transmissão de energia em virtude dessas ocorrências", complementa.
As torres danificadas ou derrubadas estão espalhadas por linhas da Eletronorte, Evoltz, Furnas, Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa) e ISA CTEEP.
Veja também: