União Europeia multa Meta por forçar anúncios personalizados
Controladora do Facebook, Instagram e Whatsapp terá que pagar 290 milhões de euros, cerca de R$ 2,25 bilhões
Reguladores da União Europeia aplicaram nesta 4ª feira (4.jan) uma multa de 290 milhões de euros, cerca de R$ 2,25 bilhões, à Meta, controladora do Facebook e Instagram, por violações de privacidade.
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Julgada pela Comissão de Proteção de Dados da Irlanda, país onde fica sua sede regional, a Meta foi condenada em dois casos abertos após maio de 2018, quando as regras de privacidade da UE, conhecidas como Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), entraram em vigor.
O órgão regulador entendeu que, após a GDPR, a empresa mudou sua política de consentimento de forma que os usuários eram obrigados a concordar com a política de anúncios personalizados com base no histórico de atividade online para poder entrar nas plataformas sociais.
Ainda nesse mês, a empresa deve ser julgada em outro caso, dessa vez envolvendo o serviço de mensagens Whatsapp. A Meta afirmou que irá recorrer.