RJ: Avenida Radial Oeste é rebatizada de Rei Pelé
Medida acontece em homenagem ao ex-jogador de futebol e abrange 1.470 metros de extensão
A prefeitura do Rio de Janeiro informou, nesta 4ª feira (4.jan), que a Avenida Radial Oeste, nas imediações do Maracanã, foi rebatizada de Avenida Rei Pelé. A medida, publicada no Diário Oficial do Município, já havia sido anunciada pelo prefeito Eduardo Paes e acontece em homenagem ao ex-jogador de futebol, que morreu aos 82 anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o decreto, o trecho escolhido tem início na altura da Avenida Maracanã e vai até as ruas São Francisco Xavier e Oito de Dezembro, totalizando 1.470 metros de extensão. Inicialmente, a via era para ser chamada de Pelé, mas, após enquete aberta por Paes nas redes sociais, o nome "Rei Pelé" acabou sendo escolhido, com 88% de preferência.
"Eleito Atleta do Século, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, tinha uma grande relação com o Maracanã. Foi no estádio carioca que ele marcou o milésimo gol da carreira, no dia 19 de novembro de 1969, na vitória do Santos sobre o Vasco, por 2 a 1. O gol veio em cobrança de pênalti", disse a prefeitura. "Pelé é, até hoje, o único jogador de futebol tricampeão da Copa do Mundo", ressaltou.
+ Corpo de Pelé é sepultado em cemitério vertical de Santos
A popular Radial Oeste era oficialmente chamada de Presidente Castelo Branco, o primeiro mandatário da ditadura militar, que comandou o país entre 1964 e 1967. Aberta há 60 anos, a via, agora Rei Pelé, é uma das principais ligações da Zona Norte com o Centro do Rio.