Relembre a vida e a carreira extracampo de Pelé, o maior jogador da história
Pelé também se aventurou no cinema e foi ministro dos Esportes
SBT Brasil
Atleta do século, único jogador tricampeão mundial de futebol, o Rei Pelé é um orgulho para o povo brasileiro. Edson Arantes do Nascimento também fez nome na política e no cinema. Relembre a vida e a carreira extracampo do menino que saiu de uma pequena cidade de Minas Gerais para conquistar o mundo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Além dos inúmeros feitos históricos no futebol, Pelé também se aventurou na televisão e no cinema. Participou de novelas e de pelo menos 20 filmes. O primeiro longa-metragem de sucesso foi "Os trombadinhas", lançado no fim da década de 1970, quando o Rei já havia se aposentado do futebol.
O maior jogador da história também se arriscou em Hollywood. Ele ganhou um papel no filme "Fuga para a vitória" e contracenou com o astro Sylvester Stallone.
Sem medo de críticas, Pelé também se lançou como cantor: gravou uma música dedicada às crianças em uma campanha do Ministério da Educação. Já como compositor, contou com a ajuda dos amigos. Elis Regina, Jair Rodrigues e Wilson Simonal gravaram músicas escritas pelo Rei.
Pelé ainda teve participação na política, quando foi ministro dos Esportes do governo de Fernando Henrique Cardoso. Foi dele a lei que rompeu com o 'passe' -- mecanismo que "prendia" o jogador ao time independente de um contrato de trabalho -- no futebol brasileiro.
Apesar das marcas deixadas fora das quatro linhas, a imagem que fica é a do Rei do Futebol. O maior jogador de todos os tempos. Um orgulho para o Brasil, em todo o mundo.
Leia também: