Chuvas causam estragos em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo
Um ciclone extratropical, que se forma na costa do Espírito Santo, dá origem a uma nova frente fria
Vitor Zucolotti
As fortes chuvas que acontecem desde 2ª feira (19.dez) causaram estrago em estados do sudeste. Mais de 1.500 pessoas tiveram que sair de casa por causa dos temporais que atingem o Espírito Santo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nova Venécia foi a cidade com maior volume de chuva no Brasil desde a noite de 2ª. Ao todo, foram 164 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A ponte sobre o Rio Cricaré foi totalmente interditada depois que o nível da água subiu rapidamente.
O jogador Richarlison, atacante da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar, e que é capixaba e natural de Nova Venécia, lamentou as enchentes na cidade e pediu que a população se cuide.
Em São Mateus, as imagens captadas do helicóptero da Secretaria da Casa Militar mostram a cheia do rio que corta a cidade. No centro do município, um deslizamento de terra atingiu várias casas. Cerca de 50 famílias moram na região. Ainda não há informações sobre feridos. A prefeitura fez um alerta para a população ribeirinha para que fiquem atentos com o nível do rio.
Uma cratera se abriu na BR-101 e o trecho foi interditado. Um desvio provisório começou a ser construído no local.
Segundo o Inmet, o volume de chuva vai seguir intenso até amanhã. Um ciclone extratropical, que se forma na costa do Espírito Santo, dá origem a uma nova frente fria. O tempo deve continuar instável e com previsão de temporais até o fim da semana.
Outros estados da região sudeste também sofrem com a chuva forte. Em Macaé, no norte do Rio de Janeiro, uma cratera se abriu com a enxurrada, dividindo uma rua ao meio.
Já em Campos dos Goytacazes, o grande volume de chuva provocou o rompimento de um dique. Um veículo foi arrastado e caiu na margem do rio. O motorista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos leves. Ele recebeu atendimento médico no hospital e já foi liberado. Segundo a prefeitura da cidade, em poucas horas choveu o esperado para 30 dias.
Em Minas Gerais, uma erosão às margens da BR-381, no sentido Belo Horizonte, em Antônio Dias, na região do Vale do Rio Doce, está destruindo parte da pista. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi acionado para avaliar a situação.
Ao todo, 91 decretaram situação de emergência. Os temporais já provocaram oito mortes no estado, desde o início do período chuvoso, em 21 de setembro. Mais de 4.500 estão desalojadas.
Leia também: