Bombeiro nada 5 km à noite para se salvar após ficar à deriva no mar
Sargento estava desaparecido após resgatar um turista francês na praia de Jericoacoara
O sargento Jairo, de 36 anos, passou horas à deriva após resgatar um turista francês na praia de Jericoacoara, no Ceará. Segundo ele, por volta das 18h da última 3ª feira (6 dez.) iniciou uma operação de salvamento com uma moto aquática de um turista que praticava kitesurfe.
Depois de deixá-lo em terra firme, voltou para buscar o equipamento do esportista, mas não conseguiu retornar à praia por um problema na turbina da moto aquática, depois que a pipa enroscou na peça, o deixando à deriva.
Ao notar que o militar não regressava, outros bombeiros em terra iniciaram as buscas e pediram apoio.
De acordo com Jairo, ele aguardou no local e notou estar cada vez mais distante da costa por volta das 21h, quando decidiu abandonar a moto e nadar cerca de 5 km até chegar em terra firme por volta de 1h30 da manhã.
"Ao chegar em terra, andei até chegar em uma casa, me identifiquei, pedi apoio, liguei para minha mãe, avisei que estava tudo bem e logo em seguida avisei o Posto de Guarda Vidas de Jericoacoara", contou Jairo.
Por volta das 2h36 ele fez uma ligação para um amigo do Posto de Guarda Vidas de Jericoacoara informando estar bem e na praia de Tatajuba, em Camocim.
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Camoci, o Corpo de Bombeiros e Companhias de Salvamento participaram das buscas.
Estagiária sob supervisão de João Carlos Coutinho.