Ministério da Saúde lança campanha contra HIV
Cerca de 960 mil pessoas estão infectadas com o vírus da Aids no Brasil
SBT News
No Dia Mundial da Luta contra a Aids, este 1º de dezembro, o Ministério da Saúde lançou a campanha "Quanto mais combinado, melhor!" -- focada, principalmente, em jovens com idade entre 15 e 24 anos. O objetivo é conscientizar e informar sobre as formas de se proteger e prevenir a infecção.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Estimativa da Saúde mostra que 960 mil pessoas estão vivendo com HIV no Brasil. "Precisamos humanizar o tratamento dessas pessoas não só no SUS. A gente não e pode deixar que doenças como a Aids fiquem um pouco a margem diante de novas situações, como foi com a chegada da pandemia.", disse a secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos, Sandra Barros.
A Organização Mundial (OMS) aponta que 4 milhões de pessoas no mundo possuam o vírus HIV e não foram diagnosticadas. Além disso, cerca de 6 milhões de pessoas que sabem que estão infectadas não recebem tratamento adequado. Uma das razões é a falta de acesso aos medicamentos necessários ao tratamento da doença.
Nesse contexto, a OMS faz um alerta para que lideranças mundiais garantam o fornecimento de serviços que cumpram a função de prevenir e tratar o HIV, sobretudo para a população com maior necessidade de assistência.