Chuvas provocam transbordamento de córregos e alagamentos em São Paulo
Zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade entraram em estado de atenção
Guilherme Resck
A capital paulista foi atingida por fortes chuvas nesta 2ª feira (28.nov), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência Climáticas (CGE) da prefeitura. Como consequência, o órgão manteve as zonas Norte, Leste, Oeste, Sudeste, Sul e central, além da Marginal Tietê e da Marginal Pinheiros, em estado de atenção para alagamentos das 12h52 às 15h32.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As subprefeituras de Vila Prudente, Penha e Itaim Paulista, na zona leste, e a de Campo Limpo, na zona sul, foram mantidas em estado de alerta. A precipitação provocou transbordamento do Córrego Mooca, na região da primeira, do Córrego Franquinho, na Penha, e do Córrego do Lajeado, em Itaim Paulista.
O Corpo de Bombeiros atendeu pelo menos 13 chamados para queda/vistoria de árvores, dois para inundação/alagamento, dois para desmoronamento/desabamento e um para queda de fio energizado nesta 2ª feira, na Grande São Paulo. Segundo o CGE, o fim dos estados de atenção para alagamentos e de alerta foram estabelecidas porque "as áreas de instabilidade vindas do interior, formadas pelo calor e a umidade, que atingiram a capital paulista com forte intensidade de forma generalizada, já no começo da tarde desta segunda-feira (28) perderam força".
"Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva leve com pontos moderados em toda a cidade", complementa o último comunicado do órgão. Os meteorologistas do CGE preveem que chuvas atuarão com leve intensidade de forma generalizada nas primeiras horas da noite e que haverá chuvisco na madrugada de 3ª feira (29.nov).
Por volta das 13h50, a circulação de trens entre as estações Engenheiro Manoel Feio e Jardim Romano (na zona leste), da Linha 12-Safira da CPTM, foi interrompida, devido a alagamento da via causado pela chuva. O Sistema Paese foi acionado. Em nota, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos informou que a circulação dos trens no trecho voltou a ocorrer às 15h42.
Veja também: