Sônia Guajajara comenta sobre Enem: "nossos direitos têm sido violados"
Primeira parte da avaliação é aplicada para estudantes de todo o Brasil neste domingo (13.nov)
SBT News
A líder indígena e deputada federal eleita por São Paulo, Sônia Guajajara (PSOL), comentou em suas redes sociais sobre o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Os candidatos precisam desenvolver uma redação dissertativa sobre "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". A prova está sendo aplicada neste domingo (13.Nov) para mais de 3 milhões de participantes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Sônia entende que os direitos dos povos tradicionais são constantemente violados. "Desde a invasão em 1500 nossos direitos têm sido violados, sobretudo nos últimos quatro anos, onde declaradamente a atual gestão, que já derrotamos nas eleições, executa sua política de extermínio dos povos originários e comunidades tradicionais", publicou.
A questão dos povos tradicionais foi alvo de polêmicas ao longo do governo de Jair Bolsonaro (PL). Em outubro, o presidente extinguiu o conselho fiscal e comitês da Funai, entidade responsável pela proteção da população indígena. No mesmo mês, indígenas foram ao TSE após o chefe de Estado afirmar erroneamente durante uma entrevista que a etnia yanomami era canibal.
Na primeira etapa da prova, além da redação, os estudantes serão avaliados em Linguagens e Ciências Humanas. No próximo domingo (20.nov), será a vez de Matemática e Ciências da Natureza.