Mata Atlântica produz quase metade dos alimentos consumidos no Brasil
Apesar do número, bioma consegue controlar emissões de gases de efeito estufa
Camila Stucaluc
Embora detenha apenas 27% do total da área agropecuária do Brasil, a Mata Atlântica, bioma presente em 15% da área terrestre do país, é responsável por metade da produção de alimentos para consumo direto. O número, divulgado pela fundação SOS Mata Atlântica, representa apenas 26% do total de gases de efeito estufa (GEE) do setor agropecuário.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Dentre os alimentos com maior número de produção estão milho, soja e cana. Além disso, o bioma, presente em 3.429 municípios de 17 estados do Brasil, é responsável por 90% do café conilon, 62% das cabeças animais (bovinos, ovinos, aves, suínos), 56% da produção de alimentos de origem animal e 30% do cultivo de fibras, látex e algodão.
Segundo os autores, os dados apontam a importância da Mata Atlântica na produção agropecuária do Brasil. Para Luís Fernando Guedes Pinto, diretor executivo da SOS Mata Atlântica, a análise reforça a proposta de ter o bioma como uma área mundialmente prioritária para a restauração, beneficiando, posteriormente, a produção de alimentos.
+ Brasil na COP27: Indústria do aço demonstra compromisso com neutralização
"A combinação do fim do desmatamento com a restauração florestal e sistemas de produção agropecuária de baixo carbono permitem a Mata Atlântica se tornar neutra em carbono no setor de uso da terra. Essa oportunidade, combinada ao enfrentamento da dependência dos agrotóxicos, pode subsidiar um novo paradigma para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis para o Brasil e para a humanidade como um todo", afirma.