Maior evento de rádio e TV do país analisa mudanças na indústria de mídia
Congresso Brasileiro de Radiodifusão debate jornalismo, tendências do setor e celebra 100 anos do rádio
"O jornalismo profissional a bem da verdade"; "O cenário de concorrência e as barreiras e assimetrias de regras no ambiente de mídia"; "Os 100 Anos do Rádio: Contando e encantando o Brasil." Esses são alguns dos painéis que serão apresentados no 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado em 16 e 17 de novembro, em Brasília. Profissionais de mídia do Brasil e do exterior já confirmaram presença nos dois dias de debates e troca de informações. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e é considerado o maior encontro nacional de Radiodifusão do país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No dia 17, dedicado aos debates sobre o setor, a palestra de abertura terá o comando do vice-presidente e conselheiro da NAB (National Association of Broadcasters), Patrick McFadden. Em seguida, McFadden estará ao lado de Eugenio Sosa, presidente da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), Sandro Mendonça, conselheiro da Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações), de Portugal, e Moisés Moreira, vice-presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Em pauta, o cenário de concorrência e assimetrias de regras no ambiente de mídia. A mediação do painel estará a cargo do presidente da Abert, Flávio Lara Resende.
O debate sobre as tendências no setor reunirá a CEO da Kantar Ibope Media, Melissa Vogel, do diretor executivo de Estratégias de Tecnologia do Grupo Globo, Raymundo Barros, e do vice-presidente da Pluto TV, Fabricio Proti. O diretor de Rede e Assuntos Regulatórios do SBT, Roberto Franco, mediará a conversa sobre a transformação tecnológica e as mudanças de hábitos na indústria de mídia.
Centenário do rádio e tendências
O evento também celebra os 100 anos da primeira transmissão radiofônica do Brasil. Especialistas apresentam o painel comemorativo "100 Anos do Rádio: Contando e encantando o Brasil", comandado pelos radialistas Milton Neves, da BandNews FM, Milton Jung, da Rádio CBN e Roberto Araújo, CEO do Grupo Jovem Pan, com mediação de Diogo Gonçalves, presidente-executivo da Rádio Itatiaia.
"O jornalismo profissional a bem da verdade" será debatido por Ricardo Vilella, diretor-executivo de Jornalismo do Grupo Globo; Rodolfo Schneider, diretor-executivo de Jornalismo da Band e José Occhiuso, diretor de Jornalismo do SBT. O mediador será o ex-presidente da Abert e vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet Camargo.
A programação completa será divulgada nos próximos dias no site e redes sociais da Abert.