Incidente em Congonhas provoca cancelamento de 16 voos
Outros 15 votam alternados, de acordo com a Infraero
O incidente envolvendo um avião no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, provocou o cancelamento de 16 voos entre as 13h30 e as 16h50 deste domingo (9.out), de acordo com a Infraero. No mesmo período, 15 voos foram alternados por causa do ocorrido. Não há previsão para liberação da pista onde os pneus da aeronave estouraram.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a companhia aérea Azul, em decorrência do incidente, os voos AD4359 (Santos Dumont - Congonhas) e AD4293 (Confins - Congonhas) foram alternados para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Outros seis que tinham a capital paulista como origem ou destino foram cancelados. São eles o AD4797 (Congonhas - Santos Dumont), AD4454 (Congonhas - Confins), AD4005 (Santos Dumont - Congonhas), AD4462 (Congonhas - Santos Dumont), AD4250 (Congonhas - Recife) e AD4201 (Recife - Congonhas).
Ainda conforme a Azul, o Aeroporto de Congonhas "permanece fechado e mais ajustes na malha poderão acontecer". "A companhia ressalta que os Clientes receberam toda a assistência necessária da Azul, conforme prevê a resolução 400 da ANAC, e lamenta eventuais contratempos causados pela situação".
A Latam confirmou à reportagem que também teve as operações de pousos e decolagens impactadas pelo incidente. A companhia "aguarda as operações serem normalizadas no aeroporto e reforça que não está medindo esforços para prestar a assistência necessária aos passageiros". A sugestão é para os passageiros buscarem o status do voo no site latam.com.
"Todos os clientes com voos domésticos programados com origem, conexão ou destino em São Paulo/Congonhas para este domingo (9/10) tem total flexibilidade de postergar ou cancelar suas viagens sem custo, podendo remarcar ou pedir o reembolso integral das suas passagens aéreas sem cobrança de multa e de diferença tarifária em até 15 dias da data do seu voo original. Os passageiros que puderem optar por essa flexibilidade não devem se dirigir ao aeroporto. Essa flexibilização voluntária pode ser acessada por meio da nossa Central de Vendas e Serviços", complementa a Latam. No caso dos clientes cujos voos foram cancelados ou atrasados por causa do incidente, é preciso pedir a remarcação ou reembolso m Minhas Viagens, no site da companhia. A flexibilidade seria a mesma de postergar ou cancelar a viagem.
A Inframérica, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Brasília, informou ao SBT News que o problema em Congonhas provocou, até o momento o cancelamento de três voos de Brasília para São Paulo e de um voo da capital federal para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Há ainda quatro voos atrasados para partir para a capital paulista e três atrasados para chegar da cidade.
Veja também: