Barragem apresenta trinca e entra em nível de alerta em MG
Profissionais da Agência Nacional de Mineração realizam diagnósticos na estrutura
A mineradora AngloGold Ashanti estabeleceu alerta nível 1 para uma de suas barragens, a CDS II, em Santa Bárbara (MG), devido à constatação de uma trinca na estrutura. A Agência Nacional de Mineração (ANM) enviou uma equipe ao local, na manhã de 6ª feira (7.out), após ser informada pela empresa sobre a rachadura.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os profissionais da ANM ainda realizam diagnósticos na barragem. A AngloGold disse que a decisão de estabelecer nível de alerta é preventiva e segue o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). "Neste nível, não é necessário o acionamento de sirenes ou a evacuação da zona de autossalvamento, pois não há risco iminente de rompimento", acrescentou, em nota publicada neste sábado (8.out).
A trinca foi identificada por uma equipe técnica da empresa, em inspeção de rotina. Ela tem centímetros de largura. Conforme a AngloGold, rachaduras como essas são comuns "em uma estrutura que passa por obras de reforço". O nível de alerta será mantido até uma auditoria externa especializada apresentar à ANM estudos e análise confirmando a segurança e estabilidade da CDS II. A barragem tem 82 metros de altura, 540 metros de comprimento e capacidade de 9,8 mm³.
Veja também: