Museu do Ipiranga reabre para público geral nesta 5ª feira
Local é símbolo da independência do Brasil e estava em reforma desde 2013
SBT News
Em 1822, Dom Pedro I gritou às margens do rio Ipiranga e o Brasil independente raiou na América. Na mesma região do famoso grito, a novidade é a reabertura do Museu do Ipiranga. Com um acervo de 450 mil itens históricos, o museu reabre para o público em geral nesta 5ª feira (8.set), após nove anos em que ficou fechado para reformas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A primeira visitação ficou para patrocinadores e autoridades na 3ª feira (6.set), a segunda, na 4ª feira (7.set), para 200 alunos de escolas públicas e funcionários que trabalharam para a reconstrução do local.
Para conhecer o museu, é preciso fazer o agendamento pela plataforma Sympla ou pelo site oficial. Devido à grande procura, no entanto, os ingressos vêm acabando rapidamente, então é preciso ficar ligado para não perder a oportunidade.
Nos primeiros três meses da abertura, a entrada é gratuita, com o funcionamento de 3ª feira a domingo. Com a reforma, o museu pode receber um milhão de turistas e conta com 12 novas exposições, com 4 mil itens, 70 produções audiovisuais e 333 recursos multissensoriais.
+ Montado em mula e com dor de barriga: como D. Pedro declarou a Independência
Assim como o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga foi totalmente modernizado com as tendências tecnológicas e de interatividade, fazendo com que a exposição se torne mais prazerosa.
*Estagiário sob supervisão de Cido Coelho