Incêndio no Parque Nacional de Brasília já destruiu 130 hectares
Bombeiros mobilizaram 72 militares para combate às chamas, que tiveram início nesta 2ª feira (5.set)
André Anelli
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal mobilizou 72 militares, 11 viaturas e uma aeronave para o combate ao incêndio no Parque Nacional de Brasília, a 10 quilômetros da Esplanada dos Ministérios, na capital federal. Os primeiros focos das chamas foram registrados por volta de 11h desta 2ª feira (5.set). A estimativa preliminar dos bombeiros é de que pelo menos 130 hectares tenham sido atingidos até o momento. As causas do incêndio, que também atinge a área vizinha da Floresta Nacional de Brasília, ainda são desconhecidas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em entrevista ao SBT, o capitão Hélio Marçal, do Corpo de Bombeiros, disse que os militares estão recebendo apoio de voluntários e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). "É um trabalho árduo, próximo à fumaça o tempo inteiro, em meio ao calor, à fuligem que estamos presenciando nesse momento, mas a gente está bem equipado e dispostos a combater qualquer incêndio."
O combate aos incêndios é desafiado pela seca no Distrito Federal e Entorno. No domingo (4.set), a Defesa Civil emitiu um alerta vermelho por conta da umidade do ar abaixo de 12% por dois dias consecutivos, situação agravada pelo período de 121 dias sem chuvas. As condições climáticas da região também contribuíram para um incêndio no Parque Estadual de Terra Ronca, no nordeste de Goiás. Os primeiros focos tiveram início no sábado (3.set) e foram controlados pelos bombeiros um dia depois; 160 hectares foram destruídos.