Público enfrenta fila e forte calor para ver coração de Dom Pedro I
Relíquia enviada de Portugal para as comemorações da Independência fica em exposição até este domingo
Fernando Jordão
Há mais de 100 dias sem chuvas, Brasília entrou em alerta vermelho neste domingo (4.set) em razão da baixa umidade. Mas nem o calor de 31º C e a umidade em 18% afastaram os turistas e brasilienses que fizeram fila no Palácio do Itamaraty para ver o coração de Dom Pedro I, em exposição no local.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Por volta das 14h, a fila dava a volta no prédio. Entre os presentes, estava o casal Marcos e Soraia Harano, que viajou mais de 1.600 Km, saindo de Jeremoabo, no sertão da Bahia, unicamente para conferir a relíquia. Para Marcos, Dom Pedro foi o responsável por dar a liberdade ao Brasil. Por isso, eles, enquanto cristãos, pretendem fazer uma oração em agradecimento ao monarca diante de seu coração conservado.
Já Lígia Fernanda é brasiliense e aproveitou a oportunidade para conhecer o Palácio do Itamaraty. "Já passei tantas vezes por aqui e nunca entrei", afirma. "Também vim trazer minha sobrinha que está estudante. É importante", acrescenta ela, que estava acompanhada da filha, Anna Júlia, de 8 anos, e da sobrinha Laryssa de Almeida, de 15.
O coração de Dom Pedro chegou ao Brasil no último dia 22 para a comemoração do bicentenário da Independência, na próxima 4ª feira (7.set). O órgão do responsável por dar o grito do Ipiranga ficava guardado a cinco chaves em uma igreja na cidade do Porto, em Portugal, e deixou o país pela primeira vez. A relíquia fica em exposição no Itamaraty só até este domingo. Na 5ª feira (8.set), retorna para Portugal.
Leia também